Cabreira II: nomes que contam

Sabíamos que Cabreira era uma comarca que nos reservava muitas coisas por conhecer, mas não pudemos imaginar a grande notícia que anunciavam os meios este sábado; que o concelho de Trueitas/Truchas (Cabreira alta) acaba de recuperar os nomes tradicionais das suas aldeias. Muitos deles, de feito, figuram já nos rótulos de entrada e saída das populações. Foi uma associação cultural dedicada entre outras muitas coisas a recopilar a toponímia asturo-leonesa, El Teixu, a responsável de tutelar e assessorar a dito município neste paso valente e histórico em Leão.

IMG-20150725-WA0006

Francisco Simón, presidente da Câmara Municipal de Trueitas/Truchas, ao lado duma das novas sinais (Fonte: El Cabreirés.com)

Esta iniciativa afeta a seis das treze populações do concelho de Trueitas/Truchas onde a toponímia tradicional era diferente à oficial: Vayellu, Quintaniella, Trueitas, Truitiellas, Valdaviéu e Villarinu. Possivelmente alguns cabreireses não-lhe darão maior importância, no fim de contas levam toda a vida empregando estes nomes e este pequeno gesto, escrevé-los nuns simples letreiros, não tem a maior relevância para os turistas. Mas não nos enganar, os visitantes não só valoram a existência de património, senão o nível de conservação e o grau de consideração que se faz dele. Poderemos contar com o melhor exemplo de arquitetura pré-românica em Europa ou os castelos medievais mais espetaculares, de nada serve se o deixamos cair ou se as nossas administrações apenas o divulgam ou põem em valor. Com o património lingüístico sucede o mesmo, somando ademais a sua condição inherente de recurso inmaterial, que faz que a sua visualização seja tão importante. Noutras palavras, que tenhamos que o fazer tangível.

Mas fora do efeito sedutor sob o turismo, isto tem uma transcendência num plano muito mais íntimo e pessoal. Dignificar estes nomes é também dignificar à gente que os emprega, a essas pessoas herdeiras duma língua valiosíssima, o asturo-leonês, e que inexplicablemente foron rebaixadas e envergonhadas por isso em algúm momento da sua vida. Sim, segundo parece, todo processo de recuperação lingüística supõe recuperar a autoestima como sociedade.

11731702_754151281360846_4709226941196704994_o

Sinal direccional a Truitiellas/Truchillas (Fonte: Asociación Cultural de Truchillas)

Estes nomes contam, e estes nomes também nos contam. Uns falam de épocas míticas, de aquelas divinidades ástures como no caso do Picu Talenu (do deus Tilenus) ou dos seus castros, como Castriellu/Castrillo de Cabrera (de CASTRUM+ULUS, pequena fortaleza). Outros são mais humildes e falam das coisas cotidiãs, do entorno natural e humano, como Ñogare/Nogar (de NUCARIA, nogueira), Ñoceda/Noceda (floresta de nogueiras), Llousada/Losada (em referência às caraterísticas llousas dessa ardósia que tanto abonda na comarca e que cobrem os teitos das casas), Vayellu/Baíllo (tal vez do latim VADUM + ULUS, vau pequeno), Llamas (como um sítio de llama ou lodo) ou a própria Trueitas/Truchas (em referência às truitas, las trueitas). ¿E que me dizem do Morredeiru/Morredero? Essa montanha carregada de neve que a primavera fundia e deixava ver os cadáveres dos peregrins que se desorientavam fazendo o Caminho de Santiago… A toponímia é uma conexão mágica com outros tempos. Esperemos que esta iniciativa se estenda a outros concelhos de Leão.

Assim que já o sabem, agora têm un motivo mais para visitar Cabreira.

19834920678_c42e75e3d5_z

A simpatia de pessoas como Herminio, vizinho de Ñoceda/Noceda de 84 años, conserva la língua e a toponímia cabreiresas contra o esqucimento (Fotografia: Denis Soria)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s